domingo, 31 de maio de 2009

Torneio de Regional de Karatê

Hoje, domigo, 31 de maio, eu acordei às 8:30 da manhã.

Às nove eu saia de casa rumo ao Estádio Orlando Guaita, onde acontecia o Torneio Regional de Karatê.

Eu estava muito nervosa, porque era o primeiro torneio no qual eu ia competir. E lembrando que eu faço karatê ha um mês e meio. (y)

Eu competi em duas catogorias: kata e kumite. Kata é suuuper legal; é literalmente uma série de movimentos estabelecidos ritmados que você tem que fazer e te dão uma nota por isso; pode até parecer fácil, mas a verdade é que é mais difícil do que parece, principalmente porque tem os tempos certos, a distância entre os passos, a posição das mãos e dos pés, tudo isso dentro de um padrão pré-estabelecido ha centenas de anos. A outra coisa se chama kumite e é, literalmente, luta; é bater nas pessoas e impedir que elas batam em você, mas não é tão simples assim; existe uma série de golpes aceitos e outro não, dentro de uma luta que dura 2 minutos ou seis pontos, o que vier peimeiro; alguns golpes valem dois pontos e tem uma série de coisas que se você fizer, é falta.

Eu competi nas duas.

Como faz pouquíssimo tempo que eu faço karatê, eu ainda sou faixa branca (que é o nível mais baixo), então eu só ia competir com pessoas mais ou menos do mesmo nível que o meu, faixas branca e branco-amarelo (e eu nem tenho certeza se é assim que se diz em português aksiaskaiska). Como era competênia feminina - óbvio ¬¬ - e não tinahm muitas competidoras no mesmo nível que eu, acabou que eu fui competir só com as meninas do meu dojo (que é a "escola" de karatê).

Eu tava muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito nervosa. Sério mesmo, eu tina muito medo de fazer algo errado e cagar tudo, principalmente no kata.
Mas aí ontem meu irmão mais velho, Benjamin, que é faixa preta (desculpa aí (H)...) ficou a tarde toda treinando a bagaça do kata comigo e me corrigindo nas coisas, mas mesmo assim eu tava muuito nervosa.

Bom, de manhã eu fui pro estádio e tava me aquecendo, falando com as pessoas e talz, quando o Cláudio (meu primo, faixa marrom, que faz karatê no mesmo dojo que eu e ia ser o treinador da gente, porque o sensei tava de árbitro) disse que a gente, como era a categoria feminina mais baixa, ia ser primeiro. E, por uma infeliz coincidência alfabética, só porque meu nome começa com A, eu fui a primeira das primeiras. ¬¬

Bom, geralemente a ordem das competições é que as pessoas façam primeiro kata e depois kumite, porque elas podem se lesionar lutando e depois não podem fazer mais nada, mas dessa vez não foi assim. Fizemos kumite primeiro e, na verdade, foi até melhor, porque serviu pra
descontrair/relaxar de todo stress/ansiedade/nervosismo.

Encurtando a história, eu ganhei.

Eu até podia fazer uma longa dissertação sobre as lutas (que foram só três no total) e discorrer minuciosamente sobre a filosofia e arte de se fazer o kata (mesmo que eu até agora ache que os tempos não ficaram muito bons), mas o resultado final seria o mesmo, então pra resumir, o importante é que eu ganhei em tudo lol.

Pois é, levei duas medalhas de ouro.

beijo,meliga xD!