sexta-feira, 18 de setembro de 2009

18 de setembro

No Chile, o 18 de setembro é quando se comemora a Indepenência. Na verdade, nem é a data da independência mesmo, mas da criação de uma Junta de Gobierno que foi o primiero passo no processo de independência.

Mas não é disso que fala esse tópico.

Como manda a tradição, para celebrar esses dias, também chamados Fiestas Patrias, as pessoas costumam fazer um monte de coisas, como bailes típicos do país, se fantasiam tipicamente, comem comidas típicas, hastiam bandeiras nas casas, nas escolas fazemos apresentações de danças de cada região do país... Para comemorar a independência.

No Brasil ninguém faz isso.

Fazemos um desfile. Militar.

No Brasil as pessoas não se orgulham de ser brasileiros em 7 de setembro. Não celebram o país, a cultura, as tradições tão ricas e distintas do país. Fazemos um desfile militar, marchando, cantando o hino nacional, como se ainda nos ofuscara a sombra da ditadura. Será que antes da ditadura as pessoas achavam que havia um motivo pra realmene celebrar? Será que isso se perdeu exatamente por esse medo, de revivir/relembrar esses momentos? Quero creêr que sim.

Na minha escola aqui vi apresentações de diferentes danças típicas do país (saya, cumbia, cueca [táá, pode rir, o nome é assim mesmo, mas se pronuncia diferente ¬¬], etc) os chamados Bailes Nacionales, que as crianças aprendem na escola desde a primeira série. Apresentções de difernetes partes do país, do sul, do norte, da ilha de Chiloé e da ilha de Pascoa, que homenageavam os mineradores, pescadores, trabalhadores, que representam a alma do Chileno e todos os chilenos em geral. Lemos poemas, histórias, contos, fizemos uma degustação de comidas típicas, que mesmo não sendo exclusivamente chilenas, são aquelas que qualquer chileno se identifica quando come.

Antes, quando eu saia na rua, uma das primeiras coias que reparei é que quase todas as casas têm um mastro na entrada. No começo eu pensei que era coincidência e depois já não reparava tanto. Agora, quando você sai na rua, todas as casas, sem exceção, têm uma bandeira chilena. Os carros têm bandeirinhas na frente. O mall, o hospital e todas os prédios públicos têm enfeites com as cores da bandeira chilena e representações típicas.

Celebram o espírito de um país.

Aqui no Chile, em 18 de setembro não se comemora o dia da Independência; se comemora o dia de Chile.

Espero que eu possa ver chegar o dia em que no Brasil as pessoas vão colocar bandeiras nas suas casas e cantar o hino nacional, orgulhosos de sua condição de brasileiros, sem que o motivo disso seja uma Copa do Mundo. Ojalá ese dia realmente chegue.

PS: dizem que o verdadeiro patriota é aquele que quanto mais conhece outros países, mais aprende a gostar do seu próprio solo. Interprete como quiser ;)

Nenhum comentário: